A Fera do Rio

Louças do banheiro

Louças do banheiro: como escolher?

Na hora de reformar ou construir, escolher as louças do banheiro pode ser um desafio. Aqui a gente ajuda você! 

As louças do banheiro são a parte mais importante do cômodo, porque, além de ditar o nível de conforto do seu dia a dia, elas também têm um papel super-relevante na decoração. Mesmo assim, saber escolher as louças do banheiro pode ser uma tarefa mais complicada do que parece, afinal, existem muitas opções, muitos modelos e muitas especificidades. Sabendo dessa dificuldade, a Fera do Rio decidiu trazer esse conteúdo para você. Vem com a gente!

Tipos de cubas e suas vantagens

Podemos separar as cubas em três tipos:

  • Cubas de sobrepor: são as queridinhas das louças do banheiro, então você já deve ter visto elas por aí. Essas cubas são encaixadas sobre a bancada e são muito comuns em lavabos pelo seu tamanho compacto, caráter charmoso e diferentes formatos. Mesmo assim, vale um aviso: verifique sempre se a cuba tem altura compatível com a torneira escolhida. Você não vai querer tomar um banho ao lavar as mãos, né? 
  • Cubas de embutir: são o tipo de cuba mais comuns, aquelas que ficam embutidas nas bancadas.
  • Cubas de semi-encaixe: muito utilizadas em tiny houses e locais com pouco espaço. Por não se acoplarem totalmente, permitem que a bancada seja menor que suas próprias medidas, conservando, assim, mais espaço.

Vaso sanitário: o rei das louças do banheiro

Antes de mais nada, é preciso tomar uma decisão muito importante: o seu vaso sanitário terá caixa acoplada ou válvula na parede? Pode parecer uma pergunta meramente estética, mas os dois vasos sanitários apresentam vantagens e desvantagens que vão além das aparências. 

Os vasos sanitários com caixa acoplada, por exemplo, costumam ocupar bem mais espaço do que os vasos com válvula na parede, mas são excelentes opções para quem tem uma estrutura com poucos metros de coluna d’água (m.c.a.). Por outro lado, os vasos com válvulas na parede ocupam pouco espaço, mas requerem a disponibilidade de um m.c.a. avantajado para a instalação de uma válvula. Quanto ao consumo de água, as duas opções, atualmente, se equivalem, porque as válvulas agora vêm com sistemas de economia hídrica. É essencial, no entanto, consultar um especialista para saber o que cabe melhor no seu projeto.

Bidê pra quê?

Os bidês já estiveram em voga, mas, atualmente, é muito raro encontrá-los por aí, porque foram substituídos, em grande parte, pelas duchas higiênicas, que ocupam menos espaço e se adequam aos cômodos cada vez menores. Mesmo assim, pode ser que você faça questão de ter um bidê no seu banheiro. Se esse for o seu caso, é muito importante que faça uma pesquisa aprofundada sobre marcas que ainda fabricam essas peças, porque elas não costumam estar em exposição nas lojas. 

Lembre-se que as louças do banheiro não precisam ser todas da mesma marca, mas que, se você quer ter um cômodo com uma decoração coerente, precisa selecionar estilos e cores iguais.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre como escolher as louças do banheiro? Os consultores da Fera do Rio podem ajudar: entre em contato e fale com um deles!

Deixe um comentário

Fale com consultor