A Fera do Rio

Você tem costume de fazer emendas em cabos e fios?

A emenda de cabo elétrico é um procedimento que deve ser realizado com muita atenção. Confira os cuidados que devem ser tomados!

Hoje, nós queremos falar de um assunto bastante sério, não importa se estamos tratando do ambiente empresarial ou residencial. A emenda de cabo elétrico precisa ser realizada com muita cautela. Isso porque, ignorar certos cuidados, gera riscos capazes de desencadear acidentes. Pensando nisso, preparamos este texto com informações que ajudarão a fazer emendas de forma segura e eficiente. Continue a leitura para aprender!

Vamos começar pelo básico: você sabe o que é uma emenda de cabo elétrico? Nada mais é do que a união das extremidades de dois condutores. Essa emenda precisa garantir a resistência mecânica correta e o contato elétrico perfeito e sem riscos. Isso têm diversas funções, entre elas: conduzir energia ou, até mesmo, religá-la em caso de rompimento. Além disso, o seu uso é bastante comum para realizar derivações em uma rede principal de fios, como nas instalações de pontos de luz.

Compreendendo a importância de uma emenda de cabo elétrico bem-feita

Quando falamos de instalações seguras, falamos de cabos com poucas emendas. Entretanto, nem sempre é possível evitar que elas aconteçam, por isso é essencial tomar todos os cuidados para que não aconteçam acidentes ou outros tipos de problemas, como curtos-circuitos.

É preciso ter em mente que, se a emenda de fios for bem executada, ela será uma importante etapa da instalação elétrica. No entanto, quando não é bem-feita, prejudica a instalação e causa danos, como:

  • fuga de energia elétrica;
  • interrupção da passagem de energia;
  • queda de tensão;
  • aumento do consumo de energia;
  • aquecimento dos condutores elétricos;
  • danos aos eletrodomésticos.

Tipos de emendas de fios

Para cada situação existe uma emenda específica. É preciso conhecer bem cada uma delas para saber qual será a mais adequada para sua realidade no momento. Algumas das mais comuns são:

  • Emendas de derivação

Indicada para levar eletricidade para outro ponto sem que o fluxo de energia já existente seja interrompido. Bastante comum para acrescentar um ponto de luz ou uma tomada à instalação.

  • Emendas de prolongamento

Tem a função de estender a fiação até que alcance outro ponto na rede. São as emendas mais comuns, uma vez que é praticamente impossível não recorrer a esse modelo em uma instalação elétrica.

  • Emendas rabo de gato

Mais comum nas caixas de distribuição e nas tomadas, esse tipo de emenda é uma espécie de emenda de prolongamento. Seu diferencial está na maneira em que os condutores são ligados: enrolados em paralelo e formando uma só ponta.


Cuidados para realizar uma emenda de cabo elétrico

Se você leu até aqui, é bem provável que você já tenha o mínimo de conhecimento ou mesmo treinamento técnico, entretanto, é sempre bom redobrar a atenção quando o assunto é eletricidade. Uma emenda de cabo elétrico bem executada evita inúmeros acidentes e problemas.

Acompanhe as dicas para que a sua emenda seja executada de forma segura:

1. Compre produtos confiáveis. É importante que no momento da compra você verifique a reputação do fabricante e a qualidade de seus produtos.

2. Antes de fazer qualquer reparo na sua rede elétrica, não esqueça de desligar o circuito elétrico na sua caixa de distribuição.

3. Siga as instruções de montagem. Para cada cabo elétrico existe uma instrução específica para a sua emenda.

4. Use as ferramentas e equipamentos adequados, como alicates de corte e fita isolante. Se for possível, faça uso de óculos de proteção, luvas isolantes e calçados com solado de borracha.

5. Garanta que a emenda fique bem ajustada. Essa é considerada uma regra de ouro e jamais deve ser ignorada, uma vez que as folgas são uma das causas dos aquecimentos nos fios e de rompimento das junções.

6. Evite áreas de contato na emenda. Use fitas isolantes para assegurar que os fios fiquem protegidos e interligados.

Entre em contato agora mesmo e garanta tudo o que você precisa! A nossa equipe especializada irá atender suas necessidades e apresentar o portfólio de produtos com a mais alta qualidade que você merece. Entre em contato através dos telefones: (21) 2501-8008 | (21) 97016-5697.

Deixe um comentário

Fale com consultor