Aprenda como economizar na conta de energia elétrica com trocas inteligentes e planejamento, seja na fase de construção ou com a casa pronta.
O Brasil é o segundo país com a tarifa de energia mais cara do mundo. Nós sentimos o peso no bolso todos os meses, quando as contas de luz elétrica chegam em nossas casas. O consumo é indicado no relógio de acordo com o valor especificado pela empresa de energia, e o valor que o cliente precisa pagar é mostrado na conta, referente ao consumo no período. Para deixar de pagar caro pela energia elétrica, o primeiro passo para o consumidor é entender cada detalhe da cobrança na fatura.
É preciso mudar hábitos para receber as contas mais baixas ao fim do mês, como saber quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e adotar comportamentos que reduzam o consumo. Continue lendo o artigo para aprender mais dicas para economizar nos próximos meses.
Dicas para fazer economia de energia
A primeira coisa que você precisa compreender quando o assunto é energia elétrica é sobre a potência. A energia elétrica é transformada em força de trabalho, chamada de “potência”, para que possamos fazer uso doméstico dela. A potência é medida em Watts (W ou kW), que é igual a 1.000 W.
Para saber se um determinado equipamento gasta mais ou menos energia elétrica existem duas maneiras: a primeira, é calculando o número de horas de uso do aparelho multiplicado pela sua potência. Sabendo o valor do kW/h cobrado pela sua concessionária de energia, é possível analisar sua tarifa e estabelecer melhores usos para aparelhos que consomem mais energia, como chuveiros e geladeiras. A segunda forma é mais prática, basta analisar o selo do Inmetro. Quanto mais eficiente, melhor será a relação de consumo x potência.
Troque as lâmpadas e abra as janelas
Substituir as lâmpadas tradicionais por modelos mais econômicos, como as de led, é uma recomendação antiga, mas é preciso otimizar a claridade durante o dia. Se for possível, opte por cores mais claras, como o branco na pintura das paredes e teto, e mantenha as cortinas fechadas. Quanto mais claro for o ambiente, melhor.
Tire os aparelhos da tomada
Quando falamos sobre deixar de pagar caro pela energia elétrica, é importante tirar os aparelhos eletrônicos do modo de espera. Seja por um longo período, como viagem de férias, pelo tempo em que você fica fora de casa durante o expediente ou mesmo durante a noite, enquanto dorme, desconectar os aparelhos da tomada é sinônimo de economia. Além de economizar energia, você também pode evitar inconvenientes, como queimar aparelhos em caso de queda repentina de energia ou tempestade.
Verifique a qualidade e o estado da fiação
Por último e não menos importante, lembre-se de conferir a fiação de sua casa ou apartamento. Além de acidentes, os fios desencapados ou expostos contribuem para a perda de energia. Se isso estiver acontecendo, a recomendação é que a fiação seja substituída com urgência.
Agora que você já sabe como reduzir o consumo de energia na sua casa, clique aqui e fale com um de nossos consultores para descobrir como A Fera do Rio pode ajudar você a reduzir o custo da sua conta de energia elétrica.